"Não faz sentido dividir as pessoas em boas e más. Pessoas são apenas encantadoras ou monótonas."

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sobre Divã, Máscaras e Felicidade.

Por Raquel Rocha


Todos a minha volta sabem de minha crescente paixão pela psicanálise e eu não agüentava mais a pergunta “Assistiu Divã?”. Agora sim, poderia dizer “Sim, assisti” Mas papo vai, papo vem e logo em seguida vem a piadinha “Sacanagem com os psicanalistas né?” eu com cara de inocente (que sei fazer muito bem) indago “por que?...” e o esperado comentário... “ah, vc sabe né? o psicanalista nem aparece! tem até uma brincadeira no final do filme...” Fico feliz em saber que ela esperou pelos créditos do filme e respondo “Não, é sacanagem não, é isso mesmo!”


Assim como futebol, política e religião, eu não discuto psicanálise com ninguém. Não perco meu tempo tentando convencer ninguém de teorias freudianas, lacanianas, junguianas.... Isso porque descobri que a psicanálise se sente, se experimenta, se vive num processo idiossincrático, profundo e único que só quem é psicanalista ou quem faz aná psicanalista ou quem faz anlaranas, junguianas....inha "para a gente.cia todo mundo o que lise entende.


Não vou falar do filme, das questões tratadas como adultério, masturbação, ciúmes, também não vou comentar a projeção da figura paterna no marido, nem falar de transferência, relações simbólicas, sublimação, libido, catarse... porque nada disso importa para quem assistiu ao filme compreendeu a grande transformação que se deu na vida da personagem, que passou da mediocridade para um ser profundo, completo, holístico.


Por isso respondo “é isso mesmo”O psicanalista não precisa aparecer. Ele não é importante. O importante é o paciente, o seu bem estar.


Para mim o processo psicanalítico constitui uma transformação cheia de dores e delícias em que você amadurece à medida que ganha jovialidade. É um exercício diário de se amar, se aceitar, se perdoar. É entender-se como ser imperfeito e por isso perfeito.


Rubem Alves dizRostos são máscaras. Máscaras escondem. A psicanálise são óculos que nos ajudam a ver o que existe nas profundezas da alma da gente” Então, por que fingir que somos felizes quando podemos ser realmente felizes?



http://www.youtube.com/watch?v=5W_S0QN522E

p.s.: O texto não é meu... é de uma amiga/linda/grávida/comunicóloga/economista/psicanalista e futura estudante de medicina rsrsrsrsrs RAQUEL ROCHA

6 comentários:

  1. Muito interessante esse seu ponto de vista...

    Concordo quando você fala que não discute psicanalise com qualquer pessoa, de fato sua pessoas préjulgam a função do psicanalista e não entendem na verdade somos nós que temos que abrir os olhos e nos enxergarmos como realmente somos e não com mascaras "bonitinhas" pra sociedade, o psicanalista indicara a direção, de um outro ponto de vista revelará um fato que na maioria das vezes esta embaixo do nosso nariz mas não conseguimos ver pelo "calor do momento".

    Tenho grande simpatia pela psicanalise só não faço o curso por causa por que minha finanças não permitem mas com certeza em um futuro próximo me dedicarei a estudar essa area tão vasta.

    ResponderExcluir
  2. Lore, Obrigada pelo "amiga/ linda/ gravida/ comunicologa/ psicanalista..." Só não serei estudante de medicina, pq quando vejo sangue minha pressão baixa na hora!
    Seu blog tá lindo! Sinto-me honrada em ter minha resenha em seu blog!
    P.S- esqueceu de economista.. snif...

    ResponderExcluir
  3. Nossa que orgulhinho da minha amiga barrigudinha!! Ainda Não vi esse filme, e quem sou eu para comentar esse texto maravilhoso, mas gosto muito do assunto e coincidentemente estou passando por uma fase de extrema mudança! Com todas as dores e delicias... E depois que a dor mais passou fico pensando mesmo... porque complicamos tanto as coisas ao invés de somente sermos felizes!? Bjoooooo amiga!

    ResponderExcluir
  4. Eita, Quel! Arrasou! :)

    Só um comentário: pq questionar a não aparição do psicanalista no filme, se a sessão de psicanálise pressupõe que o paciente esteja de costas para o psicanalista, recostado no divã?

    O foco da sessão de psicanálise é o paciente!
    Então, quando perguntarem pq o psicanalista não aparece, tu responde:

    Ele tá atrás do divã!

    ResponderExcluir
  5. Quel, querida e linda amiga,
    a psicanálise ainda é para poucos, pois são poucos os que tem a coragem de acender as luzes e ver que os fantasmas não existem mais...
    Como diz o nosso Zeca (pq agora ele é nosso...hehehe) Mais fácil é viver de sombras do que de sóis e a psicanálise é exatamente isso: a descoberta dos sóis, a faxina interna, o redescobrir-se... Mas haja coragem amiga para enfiar o dedo na ferida e chorar... Haja coragem pra crescer...É preciso chuva, para florir!
    Parabéns pelo texto amiga.. Você como sempre enriquecendo momentos.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre minha amiga e colega de psicanalise Raquel arrasou, é isso mesmo, comunco com o ponto de vista dela e acabou de assistir o DIVÃ, a loira grávida é fora de série mesmo, valeu, pois, ser psicanalista é proporcionar ao outro a chance de se ver de verdade, sem mancha e sem rugas, ou no dizer do grande Rubens Alves, sem mascaras. Bjs Quel....e afinal, é menino ou menina? padre cristo

    ResponderExcluir